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Rótulo para cosmético

Para que o rótulo para cosmético se mantenha visível e com todas as informações necessárias durante o seu uso, é importante que o seu rótulo seja resistente a umidade, já que esses produtos costumam ficar no banheiro, um ambiente com bastante umidade.
Alguns deles precisam ser à prova d´água, como por exemplo os rótulos para shampoos e condicionadores, já que ficam dentro do box e em diário contato com a água.
• Qual o material mais indicado para rótulo para cosmético? O material mais indicado para este tipo de rótulo e, com melhor custo-benefício, é o BOPP (Polipropileno Biorientado), pois é um material resistente a umidade e à prova d´água.
• Quais informações são obrigatórias no rótulo para cosmético? Os itens necessários a rótulos de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são regulamentados pela resolução RDC 211, de julho de 2005.
A legislação classifica os produtos em dois grupos, sendo os produtos de Grau 1 aqueles com propriedades básicas mais elementares, sem necessidade de comprovação inicial de eficácia, como batom, xampu, condicionador, óleos e cremes hidratantes, produtos demaquilantes, maquiagem ou sabonete.
Os produtos de Grau 2 são aqueles com indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança ou eficácia, tais como protetor solar, bronzeador, clareadores, tintura capilar e todos os produtos indicados para uso infantil.
O rótulo para cosmético deve apresentar as seguintes informações: nome do produto e grupo ou tipo a que pertence, a marca, o número de registro do produto, o lote ou partida, o prazo de validade, o conteúdo, o país de origem, o fabricante/ importador/ titular e seu domicílio, o modo de uso (se for o caso), as advertências e restrições de uso (se for o caso), os ingredientes/composição.
Além disso, alguns produtos específicos devem conter algumas outras informações obrigatórias.
Para saber mais clique aqui.
• O que é proibido conter no rótulo para cosmético? Não é permitido alegar no rótulo qualquer característica que não esteja comprovada cientificamente, como “protege a pele”, “mata todas as bactérias” ou qualquer tipo de efeito terapêutico.
Além disso, também é proibido conter desenhos, símbolos ou figuras que permitam interpretações falsas, erros ou confusão quanto à finalidade do produto, ou sua origem, procedência ou características.

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